De férias com a Terapia da Fala

Este ano, o seu filho trabalhou muito para desenvolver as suas capacidades de linguagem e fala. Apesar de agora ser verão, é também importante continuar a praticar alguns objectivos de fala e linguagem, a fim de promover a generalização e a manutenção das capacidades trabalhadas ao longo deste ano. Assim, proponho-lhe algumas actividades divertidas e educativas, que poderá realizar onde e quando quiser (em casa, num passeio, em viagem …).

Linguagem

• Olhem à vossa volta, brinquem ao jogo do “Estou a Pensar”: façam uma adivinha, descrevendo e explicando um objeto/pessoa/animal/etc… sem dizer o nome (Ex: animal da savana, parecido com o cavalo, que tem riscas pretas e brancas e come erva — zebra).
• Olhem à vossa volta, dividam as palavras em sílabas batendo palmas ou contando com os dedos (Ex: Mo – chi- la). Podem, ainda, dizer como se chama cada uma das sílabas (1ª – Mo, 2ª— chi, 3ª— la).
• Inventem juntos uma história sobre um tema à escolha.
• Façam uma ronda pela casa e procurem 10 animais, 10 alimentos e 10 objetos. Conversem sobre eles e desenhem-nos.
• Brinquem ao faz de conta: faz de conta que são um polícia, um médico, um professor… Expliquem o que usam e o que costumam fazer.
• Leiam /contem uma história.
• Relembrem / contem o que fizeram durante o dia.
• Hora de ajudar na cozinha! Falem acerca dos alimentos e do que usam para preparar o almoço/ jantar.
• Digam coisas que ficam bem juntas e expliquem porquê. Ex: chave/fechadura; lápis/borracha…
• Digam o maior número que conseguirem de elementos destas categorias: Roupas, Alimentos, Animais, Transportes, Doces, Frutas ….

Fala

Por favor, tenha em atenção a produção do (s) som (ns)
• Procurem na capa/caderno da terapia e treine algumas das palavras das fichas ou jogos.
• Usem corretamente o som acima às refeições.
• Recortem e colem imagens (de revistas, folhetos, internet…) de palavras com o som acima referido. Façam bolinhas de sabão. Falem acerca dos tamanhos, da altura e da força do sopro. Cada vez que uma estalar, digam uma palavra com o som acima referido.
• Lancem ou driblem uma bola, dizendo, de cada vez, uma palavra com o som acima referido.
• Procurem 10 coisas com o som acima referido: Em casa, No supermercado, Na praia, Na natureza, ….
• Pensem em 10 palavras com o som acima referido e inventem frases com elas.

Leitura e escrita

• No exterior, com um pincel/dedo molhado, escrevam no chão o maior número de palavras antes que a primeira seque. Quantas escreveram?
• Façam a lista de compras para o supermercado.
• Joguem ao “Jogo da forca”.
• Façam de contas que são bruxos e inventem uma poção. Escrevam-na e expliquem para que serve.
• Leiam uma história.
• Com letras soltas, joguem ao “Palavras baralhadas”: um jogador pensa numa palavra e escolhe as suas letras. Depois dá as letras baralhadas ao outro jogador, que deverá adivinhar a palavra.
• Joga ao jogo do “STOP”
• Escrevam 10 palavras relacionadas com: A Quinta; A Floresta; A Selva; O Mar; A Cidade;

Outras atividades

(Atenção, Concentração, Memória, Motricidade Fina…)
• Decorem 10 elementos de uma das divisões da casa. Fechem os olhos enquanto os dizem.
• Façam pulseiras de elásticos.
• Desenhem e pintem.
• Brinquem com puzzles.
• Façam atividades com labirintos e diferenças (disponíveis na internet).
• “Jogo das Categorias” – escolham uma categoria (alimentos, animais…); um elemento começa por dizer uma palavra, o elemento seguinte tem de dizer essa palavra e acrescentar outra, o seguinte tem de dizer essas duas pela ordem em que surgiu e acrescentar outra e assim sucessivamente. Ganha quem conseguir dizer mais sem se enganar na ordem e sem esquecer nenhuma palavra.
• “Jogo das Histórias” — O adulto conta uma história à criança e no final faz perguntas sobre pormenores da história. (Ex: De que cor era o vestido da menina da história?). A ideia é criar uma história com muitos pormenores para que a criança treine a atenção bem como a memória.

Boas Férias!