A leitura é essencial para o desenvolvimento da linguagem. Ler hoje para um futuro melhor 😉 Implementem o momento da leitura na vossa rotina!
Em idades mais precoces, por exemplo até aos 4 anos, as imagens coloridas e desenhadas são as que mais atraem!
- Pode, por exemplo, usar fantoches, e ao longo da história ir fazendo diversas perguntas, estimulando a criança a participar!
- Pode também dar espaço a que seja a criança a recontar a história (à sua maneira 🙂 ). Deixe-a folhear o livro e espere que conte o que se passa em cada imagem. No final pode fazer algumas perguntas sobre a história.
- Importa perceber que as crianças gostam que as histórias se repitam. Dá-lhes segurança… não se esqueça faça suspense associe gestos…
Um pouco mais tarde, entre os 4 e os 5 anos
Os livros de fantasia, mais imaginativos são bem aceites.
- Utilize histórias com uma excelente linguagem e conversem sobre o significado das «novas» frases e estruturas sintáticas;
- A combinação de repetições, rimas ajuda a criança a responder e a relembrar. Livros com símbolos pictográficos podem ser interessantes para efetuarem uma leitura em conjunto;
- Pode estimular a reflexão sobre a história e imaginar o que pode acontecer. A leitura dos livros deve ser sempre interativa.
- Permita que a criança faça questões ao longo da leitura da história.
Deixa-a completar frases e momentos cruciais da história.