Tummy Time – Porque brincar de barriga para baixo é importante.

Tendo em consideração as áreas de intervenção desenvolvidas na Fisiokids – Clínica especializada em reabilitação pediátrica, pensamos… porque não criar um Blog e compartilhar com a comunidade todo o conhecimento que possuímos na área da reabilitação pediátrica, educação especial, psicologia, nutrição, pedopsiquiatria, neurociência, saúde materna e infantil? E desta forma surgiu o “ Tummy Time”!!!
Mas porquê “Tummy Time”? Simples, estar de barriguinha para baixo para brincar ajuda o bebé a atingir os marcos do desenvolvimento sensório-motor.
Antes de voltar à importância do “Tummy Time” penso que será indispensável perceber em que consiste e com o se processa o desenvolvimento da criança. Assim, o desenvolvimento sensório-motor da criança consiste num processo de mudanças complexas e interligadas nas quais participam todos os aspetos de crescimento e maturação de aparelhos, sistemas e circuitos do organismo. Corresponde à aquisição de um conjunto de capacidades motoras que, gradualmente vão possibilitar à criança movimentar-se em diferentes conjuntos posturais e manusear objetos. Neste contexto é necessário considerar aspetos neurológicos, ou seja, as estruturas do sistema nervoso devem amadurecer para que haja desenvolvimento; aspetos psicológicos, ligados às emoções, ao afeto e as motivações que levam o indivíduo à ação motora e aspetos motores, que dizem respeito às especificidades do movimento humano. É um processo contínuo e sequencial que progride de movimentos simples e desorganizados para movimentos mais complexos sendo que a sua sequência temporal pode ser variável em todas as crianças. Durante o primeiro ano de vida, esses fatores em conjunto têm um grande impacto no desenvolvimento, em paralelismo com a mudança comportamental que se verifica no comportamento motor do bebé.
O ambiente positivo age como facilitador do desenvolvimento normal (típico), pois possibilita a exploração e a interação com o meio, enquanto o ambiente desfavorável lentifica o desenvolvimento, restringindo as possibilidades de aprendizagem da criança.

Esta questão, leva-nos novamente ao nosso blog “ Tummy Time – Porque brincar de barriga para baixo é importante”. A verdade é que muito de nós não se recorda mas os bebés dormiam de barriguinha para baixo até 1992, quando a Academia Americana de Pediatria lançou uma campanha para os bebés dormirem de barriga para cima, como forma de prevenção de Síndrome de Morte Súbita. Desde então verificou-se uma diminuição do número de casos mas como os bebés não passam tanto tempo de barriga para baixo para brincar, tem ocorrido um aumento de situações de plagiocefalias, torcicolos posturais, atrasos do desenvolvimento, entre outras situações. É então necessário promover no dia a dia dos bebés, períodos em que estejam de barriga para baixo (Tummy Time) quando estão acordados. Desta forma, os bebés desenvolvem força e estabilidade ao nível da região cervical (pescoço) e coluna vertebral (costas) e têm mais possibilidades de exploração do meio ambiente, promovendo a aquisição de competências a nível motor, sensorial, comunicação e também cognitivo.

Neste momento as recomendações da Academia Americana de Pediatria são: colocar os bebês de costas para dormir e de barriguinha para baixo para brincar.
Quando iniciam, muitos bebés não gostam de “Tummy Time”, sem dúvida é um esforço! Usando brinquedos, cobertores ou almofadas e até mesmo o colinho dos papás pode facilitar a aceitação da posição tornando-a mais confortável e divertida. Não desanime! Cada bocado que consegue com o seu bebé, faz a diferença! Além de que à medida que o bebé desenvolve mais força e estabilidade vai ser capaz de estar mais tempo e de uma forma mais ativa.
O bebé pode fazer “Tummy Time” desde o dia em que chega a casa do hospital. Este momento pode ser integrado nas atividades do dia a dia como vestir ou mudar a fralda do bebé. Uns minutos de barriguinha para baixo e já está! A partir dos 3 meses de idade o bebé pode estar até uma hora por dia, distribuído ao longo do dia. O ideal é colocar um tapete e uma manta no chão e permitir ao bebé explorar o meio ambiente.

Lembre-se, o estímulo ambiental é fundamental para ajudar o bebé a adquirir novas capacidades, pois todos os bebés estão geneticamente programados para se desenvolverem, mas um bom ambiente pode acelerar alguns destes processos.
Tummy Time ajuda o bebé a atingir os marcos do desenvolvimento sensório-motor.

LEMBRE-SE SEMPRE: bebés de costas para dormir e de barriguinha para baixo para brincar!

Leave a Comment