TERAPIA OCUPACIONAL

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, motoras e sociais da criança bem como os fatores ambientais que influenciam o desempenho das crianças nas diversas atividades. Através de uma cuidada avaliação, identifica as áreas de ocupação que estão comprometidas e envolve a criança e família num plano de intervenção individualizado.
É sobretudo no brincar que o Terapeuta Ocupacional avalia e intervém. Através do brincar, a criança vai adquirindo competências relacionadas com o desenvolvimento sensório-motor, que lhe permite responder adaptativamente aos desafios diários. Com o envolvimento em atividades significativas para a criança, pretende-se potencializar a as competências sensório-motoras, estas competências relacionadas com a escrita, perceção visual, organização e planeamento motor, competências para a atividades de vida diária, socialização processamento e integração sensorial bem como adaptações nos diversos contextos em que a criança está inserida.
O desenvolvimento destas competências irá melhorar o desempenho da criança no brincar, nas atividades de vida diária, como o vestir, higiene, alimentação bem como nas atividades escolares e interação tanto com os adultos como com os pares.
O objetivo máximo é o envolvimento da criança em atividades significativas de forma funcional e autónoma.
A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL
- Alterações neuromotoras (paralisia cerebral, lesões medulares, entre outras)
- Alterações neuromuscular
- Alterações ortopédicas (lesão do plexo braquial, agenesia/amputação de membro)
- Alterações/Dificuldades na alimentação na alimentação
- Défices de coordenação oculomotora
- Défices de motricidade global e fina
- Défices de coordenação motora bilateral
- Atrasos Globais de Desenvolvimento
- Défices cognitivos
- Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
- Défices de Atenção
- Hiperatividade
- Alterações genéticas (síndromes).
- Avaliação de produtos de apoio.
- Adaptações nos diversos contextos em que a criança está inserida.