TERAPIA OCUPACIONAL

TERAPIA OCUPACIONAL

O envolvimento e participação nas diferentes ocupações do dia a dia são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, pois é durante esses momentos que as crianças desenvolvem as suas competências. O Terapeuta Ocupacional é o profissional de excelência na avaliação do desempenho ocupacional e dos factores que influenciam o mesmo.

O Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, motoras e sociais da criança bem como os fatores ambientais que influenciam o desempenho das crianças nas diversas atividades. Através de uma cuidada avaliação, identifica as áreas de ocupação que estão comprometidas e envolve a criança e família num plano de intervenção individualizado.

É sobretudo no brincar que o Terapeuta Ocupacional avalia e intervém. Através do brincar, a criança vai adquirindo competências relacionadas com o desenvolvimento sensório-motor, que lhe permite responder adaptativamente aos desafios diários. Com o envolvimento em atividades significativas para a criança, pretende-se potencializar a as competências sensório-motoras, estas competências relacionadas com a escrita, perceção visual, organização e planeamento motor, competências para a atividades de vida diária, socialização processamento e integração sensorial bem como adaptações nos diversos contextos em que a criança está inserida.

O desenvolvimento destas competências irá melhorar o desempenho da criança no brincar, nas atividades de vida diária, como o vestir, higiene, alimentação bem como nas atividades escolares e interação tanto com os adultos como com os pares.

O objetivo máximo é o envolvimento da criança em atividades significativas de forma funcional e autónoma.

A INTERVENÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL

  • Alterações neuromotoras (paralisia cerebral, lesões medulares, entre outras)
  • Alterações neuromuscular
  • Alterações ortopédicas (lesão do plexo braquial, agenesia/amputação de membro)
  • Alterações/Dificuldades na alimentação na alimentação
  • Défices de coordenação oculomotora
  • Défices de motricidade global e fina
  • Défices de coordenação motora bilateral
  • Atrasos Globais de Desenvolvimento
  • Défices cognitivos
  • Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
  • Défices de Atenção
  • Hiperatividade
  • Alterações genéticas (síndromes).
  • Avaliação de produtos de apoio.
  • Adaptações nos diversos contextos em que a criança está inserida.