PROMOVER A LITERACIA A BRINCAR

PROMOVER A LITERACIA A BRINCAR

Nas escolas deparamo-nos, cada vez mais, com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. O que, muitas vezes, não temos ideia é da relação direta que pode existir entre perturbações ao nível da linguagem e, consequentemente, défices no que se refere às aprendizagens escolares, tais como a aquisição da leitura e escrita. A importância de dominarmos a língua em que falamos e escrevemos mostra-se essencial em termos de aquisições futuras.

A aquisição de novas competências, como a leitura e a escrita inicia-se muito antes do ingresso no ensino básico. A investigação aborda cada vez mais a necessidade de estimular competências linguísticas (idade pré-escolar) que possam funcionar como facilitadoras da aprendizagem futura da linguagem escrita (idade escolar). Assim, a implementação de um programa que promova a literacia desde idades precoces (pré-escolar) mostra-se fundamental para que as crianças tenham um melhor desempenho na aprendizagem formal da leitura e da escrita e poderá ainda funcionar como medida preventiva para eventuais dificuldades na sua aprendizagem.

OBJECTIVO

Neste sentido propõe-se a implementação de um programa de estimulação linguística em idade pré-escola que abrange:

  • Promoção do desenvolvimento das diferentes áreas linguísticas;
  • Desenvolvimento de atividades que estimulam o desenvolvimento das competências promotoras de literacia;

Além disso, a Formação para Professores uma vez que consideramos de extrema importância que os agentes principais em termos de estimulação e desenvolvimento de competências de aprendizagem se encontrem preparados para detetar estas perturbações e que adquiram formação a fim de obterem competências que os tornem mais capazes de trabalhar com estes alunos.

A proposta formativa apresentada pretende consciencializar os educadores e professores do desenvolvimento normal vs patológico da linguagem na população em idade pré-escolar e escolar; ajudá-los a detetar sinais de alerta e consequentemente refletir sobre quais as metodologias e meios que podem ajudar os alunos a desenvolver a nível linguístico e, consequentemente, diminuir as suas dificuldades de desempenho escolar; analisar a estreita relação entre linguagem oral e linguagem escrita fornecendo estratégias de promoção linguística; perceber a importância da consciência linguística em termos de sucesso escolar.

PROGRAMA E DURAÇÃO

Programa completo (1 a 2 turmas) compreende:

Formação Professores 12horas
Conhecimento de plano educativo/contexto prático: 3h
Sessões em contexto: 10horas

Total: 25horas – 3 meses de intervenção em contexto

O programa “Promover a Literacia a Brincar” decorre na Fisiokids com uma periocidade semanal, em grupos de 4 crianças.