MODELO DIR – FLOORTIME

MODELO DIR - FLOORTIME

A intervenção Floortime baseada no modelo DIR destina-se sobretudo a crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento, especificamente direcionada para as Perturbações do Espetro do Autismo, Atrasos Globais de Desenvolvimento, Perturbações da Comunicação e crianças com problemas socioemocionais.

Rege-se com base em três grandes princípios:

D – Desenvolvimento – promover o desenvolvimento emocional-funcional
I – Individualidade – cada criança é perspetivada como única e são respeitadas as suas diferenças individuais
R – Relacionamento – base que fomenta a relação e adesão terapêutica

Na abordagem DIR-Floortime promove-se o envolvimento e a interação criança-terapeuta-família seguindo os principais interesses da criança onde, a partir de uma relação de afeto e confiança, são estimuladas seis competências emocionais e cognitivas:

1. Autorregulação e atenção conjunta
2. Vinculação
3. Intencionalidade comunicativa e reciprocidade
4. Comunicação complexa e resolução de problemas socias
5. Pensamento simbólico e emocional
6. Pensamento lógico-abstrato