INTEGRAÇÃO SENSORIAL

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Integração sensorial é um processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para organizar as sensações do próprio corpo em relação ao ambiente. Os estímulos das diferentes modalidades sensoriais (visão, tato, audição, olfato, gosto, proprioceção, vestibular) são recebidos, interpretados, associados e unificados; o cérebro organiza todas estas informações, com vista a um comportamento adaptativo do indivíduo.

A abordagem da Integração Sensorial na Fisiokids é dirigida a crianças/jovens com dificuldades ao nível do processamento sensorial.
No decorrer da intervenção, as/os crianças/jovens desenvolvem competências específicas durante as atividades que são realizadas; os equipamentos, os materiais e o ambiente providenciam um conjunto de estímulos sensoriais (vestibulares, propriocetivos, táteis) assim como oportunidades para desenvolver competências ao nível da praxis.

Através do brincar, são dadas oportunidades para planear ações, respondendo aos desafios crescentes que vão surgindo, permitindo respostas adaptativas cada vez mais complexas.

A DISFUNÇÃO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL

A Disfunção do Processamento Sensorial poderá:

  • Afetar o comportamento da criança (ex: impulsivas, desatentas, distraindo-se facilmente);
  • Modificar os seus movimentos (nível de atividade alto ou baixo, descoordenado ou desajeitado, caindo e tropeçando frequentemente);
  • Influenciar a sua capacidade de aprendizagem (dificuldade em concentrar-se, perturbar-se com os ruídos, distrair-se com estimulação visual);

Esta abordagem é utilizada com crianças que apresentam disfunções sensoriais que interfiram no desempenho das atividades da vida diária, escolar, no convívio social e em questões emocionais desencadeadas por alterações sensoriais.

A QUEM SE DESTINA

É indicada para crianças com:

  • Disfunções Sensoriais
  • Distúrbios neurológicos – Paralisia Cerebral, Síndromes, alterações do Desenvolvimento neuromotor
  • Distúrbios comportamentais – Autismo, Psicoses Infantis, Transtorno do Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Influir na sua relação com os outros e a sua auto imagem (dificuldade em relacionar-se com crianças da mesma idade, demasiado sensíveis ou críticos, demasiado ansiosos ou receosos, tendendo a isolar-se ou frustrar-se facilmente);

Pode limitar uma criança de brincar e de experienciar as interações fundamentais para a aprendizagem e interação social.
O  medo, ansiedade ou desconforto que acompanha estas situações quotidianas podem perturbar significativamente as rotinas diárias no ambiente familiar. Além disso, os ambientes escolares e sociais podem conter estímulos físicos que muitas vezes causam sofrimento significativo a essas crianças.

Os pais podem ter dificuldades em lidar com os problemas decorrentes do processamento sensorial, muito antes das crianças ingressarem no ensino escolar! Estas dificuldades podem tornar-se mais evidentes quando a criança entra numa creche e podem persistir na idade adulta.
A atual aplicação da Integração Sensorial de Ayres® é baseada na evidência de alguns estudos cuidadosamente designados que aderiram aos princípios pretendidos, bem como os dos extensivos relacionados neurobiológicos, psicológicos e pesquisa terapêutica.