FISIATRIA PEDIÁTRICA

FISIATRIA PEDIÁTRICA

A Reabilitação Pediátrica tem como principais objetivos a habilitação/reabilitação da criança e do adolescente com deficiência motora/multideficiência. É efetuada por uma equipa multidisciplinar constituída por médico fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, entre outros profissionais, sendo a sua abordagem centrada na criança e na família.

O médico fisiatra é responsável pelo diagnóstico clínico /funcional de forma a elaborar um plano de reabilitação individualizado, que tenha em conta as características próprias da criança ligadas ao seu desenvolvimento e as especificidades inerentes à sua situação clínica.

A criança não é um adulto em miniatura, pelo que estes aspetos são fundamentais no seu processo de reabilitação.

Na Fisiokids acreditamos, com muito amor, que “sozinhos vamos mais rápido mas juntos vamos mais longe” e sabemos que do trabalho em equipa resulta felicidade, funcionalidade e capacitação de todos os envolvidos. Com isto, cresce cada profissional, cresce a equipa e crescem as famílias que confiam no nosso trabalho e dedicação.

Porque acreditamos realmente no trabalho em equipa e no benefício que uma visão holística traz à criança e à família, decidimos criar a consulta multidisciplinar. Um momento de avaliação e de partilha que conta com a colaboração do médico fisiatra e de uma das fisioterapeutas da Fisiokids. Desta forma, faremos uma avaliação ainda mais completa para responder às necessidades da família.

Queremos crescer… E queremos que cresçam connosco!

OBJETIVOS DA FISIATRIA PEDIÁTRICA

O Fisiatra, especialista em Reabilitação Pediátrica tem formação específica para seguimento das doenças incapacitantes mais frequentes em idade pediátrica, como:

  • Paralisia Cerebral
  • Espinha Bífida
  • Disfunção vesico-esfincteriana
  • Paralisia Obstétrica do plexo braquial
  • Doenças Neuromusculares
  • Atraso do Desenvolvimento Psicomotor
  • Amputação congénita ou adquirida
  • Atraso/Perturbação do desenvolvimento da linguagem e fala
  • Patologia do foro respiratório aguda ou crónica
  • Patologia músculo-esquelética

A incapacidade na criança é atualmente definida como a redução crónica na capacidade de participar nas atividades normais das crianças com a mesma idade.

Promover a participação da criança com deficiência nas atividades adequadas para a sua idade de forma a melhorar a sua qualidade de vida deve ser o objetivo primordial da equipa de reabilitação pediátrica.