1 – ESCREVER / DESENHAR NA AREIA
Quem é que acha que escrever na areia não é divertido? Escrever ou desenhar na areia molhada estimula mais regiões do cérebro graças à natureza multissensorial da atividade, o que faz com que os desenho feitos com o dedo na areia fiquem mais vincados na memória comparativamente aos desenhos feitos no papel.
2 – CAÇA AO TESOURO SENSORIAL
Esta atividade funciona em qualquer ambiente, tanto em casa, como no parque ou na praia e deve ser multissensorial, envolvendo a visão, audição, tato e olfato. Dê à sua criança uma lista de itens para a “Caça ao Tesouro” ou diga-lhe verbalmente que itens procurar. As instruções devem ser dadas da seguinte forma: “algo verde e macio”, “algo molhado e frio” ou “algo rápido e barulhento”.
3 – ATIVIDADES DE CULINÁRIA
• Cozinhar e brincar com a comida pode ser bastante divertido e traz muitos benefícios para as nossas crianças. Procura receitas que envolvam:
• Enrolar e esmagar massa (promove a coordenação bilateral);
• Cortar massa com forminhas (promove a orientação espacial e as competências de planeamento motor);
• Bolachas de especiarias (promove experiências sensoriais novas);
• Muitos ingredientes para misturar (promove competências matemáticas, de memória e de seguir instruções).
A nossa sugestão: Espetadas de Fruta – com supervisão de um adulto, cortar fruta aos pedaços (com uma faca segura) e despois coloca-los num pauzinho de espetada é ótimo para a coordenação oculo manual (verifica se o pauzinho não é demasiado afiado).