Aprender a Ler e a Escrever…

O início…

A leitura e a escrita são atividades relacionadas. A leitura transforma as letras e as palavras em sons da fala e a escrita codifica os sons da fala em letras. Nos primeiros anos do Ensino Básico o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorre paralelamente, pelo que ao surgirem dificuldades na leitura surgem dificuldades na escrita e ao surgirem dificuldades na escrita poderão acontecer dificuldades na leitura.
Deseja receber mais informações? Clique no link e prontamente entraremos em contacto.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

A aprendizagem da leitura e da escrita está dependente da maturação sensorial e motora da criança e das suas competências cognitivas e linguísticas, necessárias para a realização destas atividades.

Ao ingressar no 1º ano do Ensino Básico as crianças deverão ter competências para aprender a ler e a escrever corretamente. Contudo, em alguns casos surgem dificuldades de aprendizagem, motivadas por fatores externos ou internos, que deverão ser alvo de atenção pelos pais e professores.

Identificar dificuldades…

A forma mais simples de observar dificuldades na leitura da criança é observando-a a ler em voz alta. Deve ser dada especial atenção ao modo como a criança lê, à compreensão das palavras, frases e textos que lê e aos erros que comete.

A avaliação da escrita pode fazer-se por observação do aluno a escrever, verificando se é autónomo ou se necessita de ajuda, se consegue copiar, escrever por ditado e escrever espontaneamente. Deve também ser tida em consideração a sua capacidade para escrever frases e textos.

Durante o 1º ano os pais deverão estar atentos se a criança apresenta:

– Dificuldades em fazer a correspondência entre as letras e os sons e entre os sons e as letras
– Dificuldade em dividir frases em palavras e palavras em sílabas
– Dificuldade em identificar palavras que começam pelos mesmos sons
– Leitura com muitos erros
– Não compreensão da palavra ou da frase lida
– Dificuldade na aprendizagem dos números e em fazer cálculos
– Dificuldade em recontar histórias contadas e experiências vivenciadas
– Pouca coordenação motora para a escrita

Numa primeira fase é aceitável que a criança se apresente confusa na correspondência entre sons e letras devido à grande quantidade de informação nova que lhe é apresentada durante o início do 1º ano. Porém esta dificuldade deverá ser superada rapidamente.

Caso as dificuldades surgidas durante o 1º ano não sejam resolvidas, poderá ocorrer um comprometimento da aprendizagem no 2º ano.
Dever ser dada especial atenção se a criança:

– Não reconhecer uma palavra escrita ou não compreender uma frase ou um pequeno texto lido
– Não responder a perguntas sobre o que leu
– Dificuldade em escolher as palavras para formar uma frase ou um texto
– Dificuldade na organização das palavras para formar uma frase e das frases para construir um texto
– Recorrer pouco ao uso da pontuação
– Cometer muitos erros na escrita

A correta aprendizagem da leitura e da escrita é muito importante para o desenvolvimento da criança e vai determinar as suas futuras aprendizagens a nível académico. Se as dificuldades na leitura e na escrita não forem ultrapassadas na infância e particularmente, durante o 1º ciclo, poderão acompanhar a criança até à idade adulta, podendo ter influência na escolha de uma profissão.
A intervenção atempada com crianças com estas dificuldades é importante para que o aluno se sinta motivado para a aprendizagem e para o uso da leitura e da escrita.
Se identificar algumas destas características no seu filho fale com o professor ou com um terapeuta da fala.

Como promover a aprendizagem da leitura e da escrita?

– Ler livros com a criança adequados para a sua idade e nível de leitura
– Recontar as histórias lidas através da fala, fazendo um desenho, escrevendo um texto
– Ir à biblioteca e requisitar um livro ou participando na “hora do conto”
– Mostrar à criança a importância da escrita, pedindo ajuda para fazer a lista das compras, escrevendo cartas, etc..
A correta aprendizagem da leitura e da escrita é muito importante para o sucesso escolar das crianças!

Leave a Comment